30/09/2020
A lógica do pensamento ou da filosofia Lean tem origem em técnicas industriais (Lean manufacturing) derivadas do Toyotismo que visava encontrar formas de fabricação com os menores custos possíveis. O pensamento se desenvolveu a partir da divulgação do livro “A máquina que mudou o mundo” em 1992. Contudo, a teoria que teve origem no ramo da indústria pode ser implementado em outras áreas inclusive na saúde, como é o caso do Lean Healthcare.
O Lean busca planejar e executar um conjunto de ações, em uma sequência e tempo certos, para criar valor a um cliente. Com a premissa de enxugar desperdícios.
Apesar da metodologia Lean manufacturing já existir há muito tempo a introdução da filosofia Lean healthcare surge a partir de 2006, de ideias difundidas pelo instituto Lean enterprise academy da Grã Bretanha. Eles foram responsáveis pelo primeiro congresso de aplicação Lean da saúde.
Deste momento em diante vários países como Estados Unidos, Austrália, Suécia e o Reino Unido vêm adotando a estratégia como meio para a melhoria contínua do processo de atendimento hospitalar.
O pensamento Lean consiste em uma abordagem sistemática que possibilita identificar e eliminar o desperdício nos processos produtivos, tendo como foco principal agregar qualidade e entregar ao cliente somente o que ele considera como valor (produção enxuta).
Logo o Lean maximiza o valor para o cliente através de um processo eficiente e sem desperdícios.
O principal objetivo é eliminar atividades que não agregam valor e outros desperdícios de tempo e recursos.
Os desperdícios impedem o paciente de desfrutar do processo de cuidado e tratamento sem espera, retorno ou desvios.
Portanto a eliminação das atividades desnecessárias aumentam a eficiência e a qualidade do atendimento.
No cuidado da saúde, as características mais solicitadas são o bom atendimento, segurança,rapidez, atendimento resolutivo e de qualidade além da efetividade do tratamento.
O cuidado e assistência à saúde vêm se desenvolvendo a fim de melhorar a eficácia das ações de atendimento médico-hospitalar e oferecer um amparo de qualificado aos usuários desses serviços.
O pensamento Lean é um referencial para perseguir a meta da qualidade na assistência à saúde.
Valor- o valor é definido pelo cliente aquilo que se agrega ao produto segundo a visão dele.
Fluxo de valor- esse fluxo vai desde o projeto, passa por todas as atividades que envolvem o processo de produção.
O mapeamento do fluxo é uma etapa muito importante para a visualização dos processos, ajuda a identificar fontes de desperdícios e descreve detalhadamente a forma que o fluxo deve ser.
Fluxo contínuo- consistem em criar uma cadeia de produção sem espera, com redução de tempo e custos, demonstra o quanto cada etapa importante para o processo.
Produção puxada- é uma forma de controle de produção, que elimina os excesso, a demanda do consumidor é o que guia a abertura do processo produtivo.
Perfeição – A melhoria contínua e controle de qualidade são metas a serem atingidas pelo LEAN, bem como o aumento da eficácia.
A seguir as principais vantagens apresentadas pela implantação do método Lean na saúde:
O sistema também ajuda a fazer uma distribuição igualitária do trabalho a todos os colaboradores, evitando sobrecarga de trabalho para alguns. Os processos devem ser conduzido em equipe,por meio de apoio mútuo no dia a dia.
Entender os processo é uma parte essencial do gerenciamento e da garantia da melhoria contínua, isto se aplica ao Lean e resulta na excelência do serviço a ser entregue. Mapear os processos faz parte da metodologia, assim é possível identificar quais os pontos de desperdícios e tratar para a garantia da eficiência.
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Alguns processos aumentam a quantidade de recursos utilizados para uma ação, além de demorar mais por incluírem tarefas que podem ser reorganizadas para um fluxo mais fluído.
Veja os principais causas de desperdícios na saúde:
Uma dica para diminuir o tempo de espera é a implementação da classificação de risco. Pois ela permite uma melhor organização do pronto atendimento com foco na prioridade clínica dos pacientes.
As ferramentas de gestão da qualidade são verdadeiras aliadas no processo de aplicação do Lean em uma unidade de saúde, mapear os processos e garantir a organização do local são cruciais para identificar os desperdícios e otimizar os recursos (materiais, tempo, esforços etc).
A ferramenta da qualidade de origem japonesa identificada com 5 s, consiste 5 em palavras da língua, elas têm por objetivo melhorar o comportamento humano no nível profissional e pessoal. A ferramenta é muito simples o que facilita sua aplicação.
Esse S classifica o que realmente necessário do que é supérfluo, descartando o que for dispensável.
Aqui o importante é ter em mãos aquilo que precisar, por isso é essencial que o objeto que for mais utilizado fique mais acessível do que outros materiais raramente solicitados. Portanto, auxilia na gestão de estoque por exemplo, evitando excessos e ajuda a visualizar as possíveis demandas.
Esse senso é basicamente movido por limpar e manter limpo, não sujar. Logo, vale tanto para a o ambiente físico quanto para o virtual.
O seiketsu consiste em manter padrões favoráveis a saúde física e mental, um ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes sonoros e visuais.
A última fase é o comprometimento, criar o hábito de seguir as normas estabelecidas.Esse hábito é exercício de uma força mental, moral e física, uma forma de respeito a si e a outros.
Sendo mais uma ferramenta de origem japonesa o Kanban significa em tradução livre “cartão” ou “sinal”.
Assim como o nome indica o Kanban é uma técnica que expõem cartões de tarefas que geralmente ficam dispostos ao longo de pelo menos 3 colunas verticais, intituladas por fazer, fazendo e concluído.
Em suas inscrições deve ser especificado o que fazer o tempo para a execução da tarefa e quem é o responsável por aquela tarefa.
Assim, é possível identificar facilmente de maneira visual as etapas do processo.
O objetivo é otimizar o tempo e saber a quem recorrer em casos de erros. Além de minimizar as chances das tarefas serem largadas no meio do processo, uma vez que estão bem detalhadas e comunicadas aos responsáveis.
O Gemba é uma metodologia que baseia-se no “lugar real” onde a ação acontece, significa ir de fato onde as coisas acontecem a fim de ter maior visão do problema. De modo geral, ao receber uma queixa de um problema o gestor a resolve dentro da própria sala sem realmente visitar o local.
A proposta do Gemba é levar o gestor ao local que ocorre o problema para fornecer uma melhor visão sobre o problema.
Os princípios do Gemba são :
A ferramenta utiliza o conceito de melhoria constante.
Portanto,ensina as pessoas a terem recursos, cultuar a melhoria contínua,compartilhamento de conhecimento, correr atrás de metas e saber quando eliminar ou reduzir atividade não produtiva.
O objetivo é entregar ao cliente o que ele quer, na hora que ele quer, e da maneira exata como deseja.
Por isso é preciso dar a atenção adequada a mão de obra,método, material e máquina. Por meio da manutenção desses fatores é possível estabelecer essa melhoria constante.
Ao mapear os processos e identificar os gargalos, basta aplicar 4 as ferramentas acima para otimizar os espaços, reduzir o trânsito de pessoas, organizar estoque etc.
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Os resultados do Lean healthcare podem ser definidos com primários ou secundários. Os primários são os que indicam à melhoria dos processos de saúde, dos pacientes e dos profissionais. Do mesmo modo, os secundários são advindos de metas das próprias ferramentas 5s, Kaizen, mapeamento de fluxo de valor etc.
Veja abaixo alguns indicadores de desempenho primário de resultados para o Lean Healthcare:
Dessa forma, como vimos, ao aplicar a metodologia Lean Healthcare é possível reduzir os desperdícios e centralizar os esforços da produção de serviços ao que realmente gera valor para o cliente. Assim, a qualidade do atendimento melhora junto a satisfação dos usuários e o cuidado em saúde.