Tecnologias que não podem faltar no seu pronto atendimento

25/11/2022

O pronto atendimento hospitalar é um dos pontos que exigem maior cuidado e sensibilidade da gestão responsável, afinal de contas, os pacientes estão em um momento de fragilidade e qualquer erro pode elevar o estresse. O pronto atendimento em casos de urgência e emergência deve ser ágil e eficiente e para isso podemos usar algumas tecnologias a nosso favor.

Segundo o relatório State of Digital Health, o investimento global em saúde digital bateu recorde em 2021, atingindo US$ 57,2 bilhões de dólares,  79% mais do que no ano anterior. Portanto, podemos ver que o investimento em tecnologia na área da saúde é uma tendência de ordem global.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais tecnologias que vão ajudar a otimizar o seu pronto atendimento, reduzir filas e melhorar toda a gestão do fluxo do paciente. Confira!

Prontuário Eletrônico

Os prontuários eletrônicos são modelos padronizados e digitalizados em que os profissionais podem acrescentar dados clínicos, de saúde e administrativos do paciente. Seu principal objetivo é otimizar os atendimentos, com acesso mais rápido ao histórico de saúde. Os recursos dos prontuários eletrônicos permitem:

  • Armazenamento de informações;
  • Segurança e confiabilidade dos dados;
  • Integração e facilidade no compartilhamento de informações;
  • Agilidade e eficiência no pronto atendimento;
  • Redução de erros de legibilidade;
  • e mais.

É fundamental que o prontuário tenha uma boa usabilidade de forma que , mesmo sendo completo, seja fácil e rápido de preencher. Além disso, os prontuários eletrônicos aumentam a produtividade do pronto atendimento e os níveis de satisfação dos pacientes.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) potencializa o trabalho dos profissionais de saúde, bem como o pronto atendimento. Por exemplo, este tipo de tecnologia pode ajudar na previsibilidade de internação dos pacientes, no dimensionamento correto dos recursos e também no processo de classificação de risco, reduzindo erros e filas e facilitando a rotina de enfermeiros, gestores e outros profissionais de saúde envolvidos.

Software para gestão do fluxo de pacientes

Saber gerir o fluxo dos pacientes é essencial para oferecer a eles a melhor experiência com o pronto atendimento. E, para isso, podemos usar a tecnologia de softwares de gestão voltados para a gestão do fluxo.

Sabemos que grandes filas provocam estresse nos pacientes e seus acompanhantes, comprometendo a experiência deles no pronto atendimento. Para diminuir essa incidência, ferramentas de gestão do fluxo dos pacientes foram criadas. Com elas, podemos automatizar toda a jornada do paciente, incluindo as etapas após o atendimento médico, como observação e SADT, e ter todas as informações sobre o paciente que são necessárias para um bom atendimento em apenas um local. Essa otimização da jornada aumenta a qualidade do pronto atendimento e promove o bem-estar dos pacientes.

Telemedicina

A telemedicina vem crescendo nos últimos anos, sobretudo por conta da pandemia da COVID-19, e está se consolidando no mercado. Atuando com diversas soluções, ela se mostrou como uma nova opção para os pacientes. Veja o exemplo de aplicativos e plataformas que se popularizaram durante a pandemia por conta do receio que as pessoas tinham de frequentar hospitais com medo de se contaminarem.

Bastava inserir os sintomas na plataforma para saber se havia a necessidade de ir ao centro médico. Isso possibilitou a organização nos centros de saúde e melhor cuidado com os pacientes com o vírus.

Mas não foi apenas para combater a COVID-19 que a telemedicina surgiu. Hoje, consultas variadas agora podem acontecer de forma online, disseminando cuidados médicos em todos os lugares e para todas necessidades. Consultas com psicólogos e nutricionistas, por exemplo, são mais constantes hoje.

A telemedicina pode ajudar evitando idas desnecessárias ao pronto atendimento e, consequentemente, superlotações. Outra aplicação para otimizar a alocação de recursos é a possibilidade de atender por teleconsulta os pacientes que já estão presencialmente no pronto atendimento. Dessa forma, uma equipe remota de médicos pode ajudar nos momentos de pico de demanda no pronto atendimento.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre 2020 e 2021 foram realizados mais de 7,5 milhões de atendimentos no Brasil, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina.

Automação de processos

Uma grande vantagem da tecnologia para saúde é eliminar rotinas operacionais e transformar processos manuais em atividades ágeis, que não tomam tempo e nem recurso do pronto atendimento. Nesse sentido, usar uma plataforma que automatiza processos, como a classificação de risco, significa otimizar a jornada do paciente e aumentar a produtividade da equipe envolvida, refletindo diretamente no atendimento final.

Outro benefício da automação é garantir o cumprimento de protocolos com  velocidade e sem erros, de forma a colocar o paciente e a instituição em risco.

Check-in remoto

Outra tecnologia que tem o potencial de transformar as rotinas e melhorar a jornada do paciente no pronto atendimento são as ferramentas de check-in remoto. Com elas, o paciente pode dar entrada no pronto atendimento de casa, tornando seu tempo de espera menor. Assim, diminui-se as filas e a necessidade de atendimento no local, melhorando as condições de trabalho da equipe assistencial.

Triagem virtual

Por fim, a triagem virtual pode ser utilizada justamente para acelerar o processo de admissão de pacientes no pronto atendimento. No ambiente virtual, é possível realizar o cadastro das informações do paciente, incluindo marcadores de saúde, para iniciar a jornada dele no pronto atendimento. Realiza-se, por exemplo, a classificação de risco que vai ordenar e priorizar cada paciente. Integrando esta tecnologia ao sistema de gestão de fluxo, podemos otimizar todo o processo de atendimento, reduzir erros, filas e salvar vidas.

Tecnologias para pronto atendimento na ToLife

Desenvolvemos tecnologias para otimizar processos e protocolos no pronto atendimento, reduzindo filas e custos com uma melhor experiência do paciente. Dessa forma, ampliamos o acesso à saúde com o cuidado certo, no tempo certo e em qualquer lugar.

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