10/07/2020
Protocolo NEWS (NATIONAL EARLY WARNING SCORE ou Pontuação Nacional de Aviso Precoce), é uma escala de alerta, com base em um sistema de concessão de pontos (escores) aos padrões vitais. Tendo por principal finalidade a identificação prévia do risco de deterioração do paciente.
O método é uma versão avançada do Mews que por possuir menor sensibilidade aos problemas dos pacientes e apresentar menor eficácia, caiu em desuso.
O NEWS, como protocolo hospitalar, tem por objetivo garantir o atendimento antecipado ao paciente por meio da identificação dos sinais de deterioração clínica.
Esse procedimento cria um padrão para o atendimento de urgências e emergências em pacientes internados na unidade.
A pontuação de aviso precoce visa diminuir a mortalidade dentro dos hospitais e minimizar as ocorrências de Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) favorecendo assim a segurança do paciente, de toda a equipe e Instituição de saúde.
Portanto os princípios do Protocolo News são:
As doenças agudas de alta gravidade, no geral, alteram mais de um sistema fisiológico. Assim, a modificação de sistemas diversos repercutem na deterioração que antecede um evento grave.
Os eventos podem incluir parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória aguda, falência cardiovascular e óbito.
Por isso é importante fazer a detecção precoce por meio do sistema de pontuação (News) para evitar agravamento na situação do paciente.
Segundo pesquisas foi constatado que 66% dos enfermos manifestam sinais atípicos cerca de 6 horas antes da parada cardiorrespiratória. Em apenas 25% dos casos o médico é notificado.
Semelhantemente foi apurado que 70% dos pacientes demonstram sintomas de deterioração respiratória cerca de 8 horas antes de ter uma parada.
O aumento do risco de mortalidade foi associado a algumas anomalias independentes:
Em 51% dos eventos agudos o paciente apresentou hipóxia e 17% hipotensão.
Após a implantação de um protocolo de resposta rápida os dados apontaram resultados de melhora significativa.
Houve 50% de redução das paradas cardíacas fora das UTI (unidade de terapia intensiva).
As transferências pós operatórias caíram 58% e os óbitos em 37% e foi registrado 17% de redução nas paradas cardiorrespiratórias;
(Dados do Conselho nacional de medicina da Bahia.)
Portanto a aplicação de um protocolo com base em pontos de anomalias frequentes em estados de possível deterioração oferece:
O escore, comumente traduzido como pontos ou “Sistema de pontos” é uma ferramenta de atendimento clínico que vem ganhando muito notoriedade ao redor do mundo. É usada nos Protocolos NEWS, MEOWS e PEWS.
Em uma rotina hospitalar muitos pacientes durante sua internação deterioram de um quadro clínico estável para um quadro de complicações, estas muitas vezes são fatais.
A meta de programas de escores presentes no protocolo News é identificar os pacientes com antecedência.
Os pacientes apresentam “pistas”, perceptíveis, horas antes do quadro se tornar muito grave.
Com base em News é possível sistematizar o reconhecimento destes sinais para se ter a chance de atuar de forma ideal.
O Escore será definido pela soma das pontuações atingidas na avaliação do :
Quanto maior a pontuação atingida nos parâmetros fisiológicos, maior será a pontuação alcançada no Escore.
De acordo com a pontuação encontrada, duas ações são disparadas:
A cada reavaliação, um novo plano de ação pode ser traçado.
Porém, o bom senso da equipe deve se adequar à situação clínica, havendo troca de informações entre a equipe médica e a equipe de enfermagem.
A comunicação entre os membros da equipe é fundamental na otimização do atendimento com a implantação de protocolo News com com base em escores.
Veja a tabela abaixo:
A= alerta V=resposta ao estímulo verbal P= resposta ao estímulo doloroso
U =inconsciente
Pontuação de 0 a 4 apresentam risco baixo;
Pontuação de 5 a 6 risco médio e pontuação de 7 a 10 risco alto.
Critérios de exclusão News:crianças abaixo de 16 anos, gestantes e pacientes em cuidados paliativos.
No fluxograma abaixo veja quais as etapas do atendimento em cada pontuação:
O Protocolo Meows (MODIFIED EARLY OBSTETRIC WARNING SCORE ou Pontuação de Aviso de Obstetrícia Precoce) é uma ferramenta, de rastreio de morbidade materna que pode ser utilizado para qualquer paciente que se encontre no ciclo gravídico-puerperal.
O MEOWS é uma ferramenta de análise que visa a melhorar a resposta à deterioração fisiológica em pacientes grávidas e a facilitar uma intervenção precoce.
Inspirada no protocolo News consiste no preenchimento de um gráfico de parâmetros fisiológicos, em que são registrados:
O sistema emergiu como uma ferramenta útil de triagem para predição de morbidade obstétrica e deve ser usado diariamente em todas as unidades de obstetrícia.
A tabela de escore Meows possuem colunas vermelhas e amarelas que discriminam junto com a pontuação atribuída a deterioração presente.
Quanto ao seu funcionamento, quando há observação de um parâmetro marcadamente atípico (linha vermelha) ou uma combinação de dois parâmetros simultâneos de leves anomalias (linha amarela), chama-se de “evento gatilho” e significa que a equipe de enfermagem necessita recorrer a assistência médica.
Veja abaixo a Tabela de MEOWS-Pontuação de Aviso de Obstetrícia Precoce e o fluxograma de atendimento :
A manutenção rigorosa e a documentação de todos os parâmetros vitais devem ser parte fundamental da avaliação de qualquer paciente para detectar doenças agudas em estágio inicial e fazer a diferença no resultado final.
Veja abaixo como funciona o fluxo de atendimento nos parâmetros MEOWS:
Assim como MEOWS o PEWS (pediatric early warning score) é uma escala de escores de sinais vitais adaptados do News para o tratamento pediátrico, de 0 a 16 anos. Além disso é estabelecido um fluxograma de atendimento com base nos pontos obtidos na escala dos sinais vitais.
O Protocolo Pews visa aumentar a segurança do paciente,diminuir o número de eventos hostis, graves ou catastróficos.
Além disso ele facilita a identificação de uma piora clínica ,ajuda no acompanhamento da tendência de evolução.
É possível também fazer a inclusão da família na avaliação, aumentando a sensibilidade para identificar sinais sutis de deterioração clínica dos pacientes.
O Protocolo PEWS torna obrigatório a realização de reavaliações com prazos definidos, para pacientes com deterioração clínica.
Esse protocolo ampara o gerenciamento da priorização e padroniza os processos intra-hospitalares.
Antes de dar qualquer passo rumo a implantação do EWS é preciso entrar em consenso com as áreas administrativas do hospital.
Após esta etapa deve-se avaliar qual protocolo implantar de acordo com os setores ou especificidade do hospital ou cada setor hospitalar.
Outro ponto a ser avaliado para esta tomada de decisão são as atribuições de competências é preciso destinar quem ficará responsável por cada função neste novo procedimento a ser implantado.
É igualmente importante manter os profissionais capacitados, ouvir feedbacks e ter ferramentas para monitoramento das técnicas de Ews, a fim de que o procedimento obtenha os resultados desejados.
Portanto, conforme vimos o Protocolo News é um protocolo de hospital, que por meio de um sistema de alerta de pontos, identifica precocemente a deterioração clínica do paciente.
Semelhantemente existem outros protocolos inspirados neles são específicos Pews e Meows, para para pacientes em ciclo Gravídico-puerperal e crianças. sistema de pontuação visa diminuir ocorrências de PCR e outras complicações,bem como diminuir a mortalidade hospitalar,e está a favor da segurança do paciente e da equipe.Sendo assim, o News traz independência aos enfermeiros e melhora a relação entre eles e os médicos.
Ademais aos protocolos que citamos existem outros que visam classificar os riscos do paciente precocemente, dentre eles o mais utilizado no Brasil é o Protocolo Manchester de classificação de risco.
O protocolo NEWS já está disponível nas soluções de classificação de risco da ToLife. Entre em contato para saber mais.