Protocolo de Manchester de Classificação de Risco passa a ser obrigatório em SP

22/04/2024

A portaria Nº 082/2024 instituiu o Protocolo Manchester de Classificação de Risco como metodologia oficial a ser utilizada através do Protocolo de Classificação de Risco e Gestão Clínica dos Pacientes no processo Classificação de Risco nas “portas” de entrada da Rede de Urgência e Emergência Municipais.

As instituições de saúde devem implementar a solução até o dia 10/07/2024 para se adequar à norma.

Onde utilizar a solução de Classificação de Risco?

  • Hospitais com Pronto Atendimento
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
  • Pronto Atendimento (PA)
  • Pronto Socorro (PS)
  • Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas

Diferenciais da solução de Classificação de Risco

Solução automatizada e homologada oficialmente pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), utilizando o Protocolo de Manchester, para serviços de urgência.

Integra a metodologia Lean em fluxos fast track altamente eficientes.

Com mais de 10 milhões de classificações por ano, todo o conhecimento e a inteligência do protocolo clínico são incorporados em um software que automatiza e gerencia de forma otimizada os fluxos de atendimento, proporcionando um processo de Classificação de Risco ágil e eficaz.

Vantagens da solução ToLife:

1. Reduz o tempo de classificação de risco

Possibilita a classificação completa em até 1 minuto e meio, seguindo todas as linhas de cuidados do protocolo.

2. Reduz custos e otimiza recursos

A eficiência da solução permite a redução de salas de atendimento, realocação da mão de obra e consequente redução de custos.

3. Reduz filas no pronto atendimento

A maior eficiência da solução ToLife acaba com as filas de espera, garantindo a execução completa do protocolo em todas as classificações.

4. Melhora a experiência do paciente

​Pacientes atendidos em menor tempo e com alto grau de assertividade garantem altos níveis de satisfação com o Pronto atendimento.

5. Melhora a gestão

Tenha acesso aos principais indicadores do seu Pronto Atendimento em tempo real e monte relatórios customizados.

6. Maior precisão na Classificação

A solução automatizada evita erros de classificação e medidores integrados evitam erros de digitação.

7. Maior segurança jurídica

Reduza custos jurídicos usando uma solução com protocolo homologado, com leituras automáticas que eliminam questionamentos, garantindo a segurança dos profissionais e da instituição.

Entre em contato!

Precisando de um sistema como este? Agende uma demonstração ainda hoje!

Proporcione o melhor cuidado aos pacientes com segurança jurídica.

Posts sugeridos

indicadores de qualidade

06/05/2025

Indicadores de qualidade: como melhorar com recursos limitados

Buscar excelência assistencial em contextos com restrições orçamentárias é uma realidade diária para a maioria dos hospitais filantrópicos e Organizações Sociais de Saúde (OSS) que atuam na rede pública. A escassez de recursos humanos, tecnológicos e financeiros é um desafio constante para alcançar níveis elevados de desempenho. Ainda assim, melhorar os indicadores de qualidade hospitalar […]

hospitais filantrópicos

Boas práticas de governança para OSSs e hospitais filantrópicos

A governança em hospitais filantrópicos e Organizações Sociais de Saúde (OSS) é um dos pilares fundamentais para garantir transparência, sustentabilidade e eficiência na gestão dos serviços prestados à população. Em um setor altamente regulado e, em grande parte, financiado com recursos públicos, contar com uma estrutura de governança sólida é mais do que uma boa […]

gestão hospitalar

09/04/2025

Digitalização da Gestão Hospitalar: passo a passo para modernizar sua instituição

A digitalização da gestão hospitalar deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade urgente para instituições de saúde que buscam eficiência, controle e qualidade no atendimento. Com o aumento da complexidade assistencial e das exigências regulatórias, clínicas, hospitais e unidades de pronto atendimento precisam se modernizar para garantir segurança, agilidade e sustentabilidade […]