31/01/2023
Se teve uma coisa que a pandemia da COVID-19 ensinou foi que é muito importante que tenhamos cuidado com o contato físico. Essa lição se aplica a todos os ambientes que frequentemos, mas é ainda mais importante em locais destinados a tratamentos de saúde, como hospitais e clínicas. Não é à toa que durante a pandemia cresceu o uso da telemedicina com recursos que permitiam uma atuação segura e eficiente dos profissionais. A triagem remota é um exemplo disso.
Mas, você sabe como funciona este tipo de tecnologia?
Neste artigo, explicaremos o que é triagem remota e apontaremos alguns desafios que ela vem enfrentando para se consolidar nos centros de saúde.
A triagem remota ou triagem virtual é um processo que acontece à distância, antes mesmo do paciente se apresentar ao pronto atendimento. Ele ganhou força durante a pandemia, justamente para evitar que os pacientes se expusessem a períodos prolongados de espera nas filas dos hospitais. Dessa forma, pode-se evitar a contaminação destes pacientes e dos profissionais de saúde pelo contato direto com quem estava infectado pelo vírus.
A tecnologia de triagem permite realizar o cadastro das informações do paciente, incluindo marcadores de saúde, para iniciar a jornada no pronto atendimento. Ela permite que se realize, por exemplo, a classificação de risco deste paciente, procedimento que ordena o atendimento e prioriza cada caso.
A triagem remota acelera o processo de admissão de pacientes no pronto atendimento e traz diversas vantagens como:
Integrando esta tecnologia ao sistema de gestão de fluxo, podemos otimizar todo o processo de atendimento, reduzir erros, filas e salvar vidas.
Como toda tecnologia, a triagem remota ainda encontra resistência, mas ela evoluiu nos últimos anos e promete ser uma tendência na área da saúde. Hoje, os principais desafios que podemos citar a respeito são a dificuldade de acesso à tecnologia, falta de entendimento de seu funcionamento e a desconfiança dos pacientes, sobretudo os que estão menos acostumados com a tecnologia.
Desta forma, para otimizar o processo de triagem remota, a ToLife criou o Pronto Atendimento Digital. A solução permite o atendimento do paciente de forma virtual, em qualquer lugar e hora. Para otimizar o processo e encaminhar apenas os pacientes corretos para a teleconsulta médica ou até mesmo para a unidade de Pronto Atendimento, o enfermeiro conta com nossa inteligência artificial para guiá-lo durante os fluxos do protocolo de preconizados pela instituição.
Além disso, com o BI nativo da plataforma, os gestores têm acesso a todos os indicadores operacionais e estratégicos do pronto atendimento digital.
Ainda assim, a solução vem ganhando adeptos e é uma tendência junto à telemedicina para os próximos anos. Portanto, o seu pronto atendimento precisa estar preparado para colocar esta e outras tecnologias em prática!