Por que investir em um software para gestão de pronto atendimento?

24/01/2023

Uma gestão eficiente do pronto atendimento hospitalar é muito importante e por isso a tecnologia tem sido aplicada neste segmento, gerando resultados muito satisfatórios. Um sistema para gestão de pronto atendimento é capaz de otimizar as rotinas dentro da instituição de saúde, organizando toda a jornada do paciente e reduzindo filas e erros.

Então, neste artigo, explicaremos algumas vantagens de uma ferramenta para gestão de pronto atendimento e apresentaremos um software especializado no assunto.

O que é um software para gestão de pronto atendimento?

O software para gestão de pronto atendimento é uma ferramenta que auxilia na execução e análise de processos que fazem parte da rotina de clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Sobretudo aquelas que realizam o atendimento emergencial.

Não é segredo que o dia em um pronto atendimento é cheio de desafios e parte deles está ligado ao gerenciamento do fluxo de pacientes. Ou seja, a falta de um processo eficiente traz efeitos negativos na satisfação dos pacientes, gerando muita dor de cabeça e reclamação. Quem mais sofre com isso são os profissionais envolvidos diretamente no atendimento.

Portanto, é preciso otimizar este fluxo pensando em cada detalhe da rotina, desde a organização do processo de entrada dos pacientes, com a classificação de risco, comunicação das informações entre os diferentes envolvidos no atendimento – da triagem ao atendimento com o médico responsável. É justamente nisso que o software para gestão de pronto atendimento atua.

Vantagens do software para gestão de pronto atendimento

Agora que já entendemos o que é um software de gestão, vamos ver as vantagens de usá-lo?

Filas menores

Otimizar o fluxo de pacientes ajuda a reduzir as taxas de ocupação e, consequentemente, as filas e a espera. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, divulgados pelo Correio Braziliense, 1 em cada 4 brasileiros não consegue atendimento na primeira tentativa, seja na rede pública ou particular de saúde.

Isso se dá a vários motivos, mas uma das maiores dores destes pacientes é justamente a superlotação que gera longas filas e dificultam o atendimento. O uso do software aliado a uma boa gestão de pronto atendimento ajuda a diminuir estes índices.

Menos erros no dia a dia

O atendimento em instituições de saúde precisa ser muito cauteloso, porque qualquer erro pode prejudicar a saúde de uma pessoa. Além disso, falhas nos processos tendem a elevar o estresse, criando um ambiente caótico no pronto atendimento.

Usar a tecnologia para organizar o fluxo e a jornada do paciente ajuda a diminuir possíveis erros, seja na priorização de um paciente, na má comunicação de informações acerca dele e outras falhas que podem acontecer em locais cujos processos são manuais.

Mais agilidade no atendimento

Com uma ferramenta para ajudar na gestão do pronto atendimento, é possível antecipar-se a problemas e enxergar pontos de melhoria nos processos. Além disso, podemos integrar soluções que agilizam o atendimento, como a Classificação de Risco, por exemplo.

Outro fator que impacta na agilidade é o fato de que com um sistema de gestão, a instituições pode centralizar informações, garantindo o rápido acesso a todos os envolvidos na jornada do paciente. Assim, fica fácil encontrar os dados e o histórico de atendimento de uma pessoa.

Qual software para gestão de pronto atendimento usar?

A ToLife atua no mercado da tecnologia para saúde há mais de 11 anos e desenvolveu um sistema perfeito para ser o seu aliado. O Célerus é o primeiro sistema especializado na gestão do pronto atendimento que identifica os principais gargalos da gestão de pronto atendimento e promove todos os benefícios que citamos acima, além de outros como:

  • Redução do uso de papéis por conta da digitalização das informações;
  • Maior segurança e proteção de dados que ficam armazenados em nuvem;
  • Aumento da satisfação dos pacientes e acompanhantes; 
  • muito mais

É uma solução completa e totalmente integrada, contemplando desde a retirada de senha até o desfecho assistencial. De fácil implementação, você moderniza seu pronto atendimento e garante uma atuação eficiente, mesmo em períodos de alta demanda.

Automatize o passo a passo dos seus processos de classificação e gestão e transforme seu pronto atendimento. Entre em contato agora e veja como podemos ajudá-lo!

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