Pronto Atendimento digital: entenda o que é e como funciona

Foto de uma pessoa tendo consulta online, um dos recursos do pronto atendimento digital

O Pronto Atendimento Digital é uma tendência na área da saúde, faz parte do segmento que ficou conhecido como telemedicina e ganhou mais espaço desde que a pandemia da COVID-19 surgiu. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, aconteceram mais de 7,5 milhões de consultas online entre 2020 e 2021.

Mas você sabe, de fato, como o Pronto Atendimento Digital funciona? É o que explicaremos a seguir.

O que é Pronto Atendimento Digital?

O Pronto Atendimento Digital é um recurso utilizado por instituições de saúde que conecta pacientes a uma equipe médica através de chamadas de vídeo. O atendimento ocorre da mesma forma que o presencial, mas sem a necessidade da ida até um órgão de saúde.

A tecnologia se tornou uma aliada da área da saúde porque possibilitou que os atendimentos se tornassem mais práticos e cômodos, tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos no processo.

Como funciona o Pronto Atendimento Digital?

Utilizando a tecnologia, o médico atendente pode realizar a solicitação de exames, enviar receitas médicas e até mesmo emitir atestados. Para isso, os pacientes passam por um processo de triagem remota que estabelece como deverá ser o seu atendimento. De acordo com a gravidade, a solução pode ser o encaminhamento para uma unidade física de pronto atendimento ou a sequência da consulta de modo online.

Nos casos em que não há necessidade de atendimento presencial, a consulta online pode seguir normalmente e o paciente consegue enviar imagens e documentos para expicar melhor a sua condição de saúde.

Ou seja, com essa solução, é possível tratar casos mais simples e de rotina, que são a maioria deles. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos pacientes que procuram o pronto atendimento não estão em situação de emergência

Essa busca por atendimento emergencial contribui para a superlotação nas instituições de saúde, gerando filas e demora no atendimento. Sendo assim, o Pronto Atendimento Digital é uma maneira eficiente, prática e inteligente de melhorar o fluxo do pronto atendimento e a experiência dos pacientes, acabando com filas, reclamações e outros problemas.

Vantagens dessa tecnologia

Além de reduzir as filas e o tempo de espera no pronto atendimento, a tecnologia é uma boa saída para todos os envolvidos, sejam as instituições de saúde ou os pacientes.

Até mesmo empresas que buscam recursos para compor os benefícios oferecidos aos seus funcionários se beneficiam do Pronto Atendimento Digital, uma vez que o motivo do encarecimento dos planos de saúde é justamente seu uso em situações emergenciais, como idas ao pronto socorro.

Algumas das principais vantagens do Pronto Atendimento Digital:

  • Atendimento rápido e humanizado;
  • Redução de custos;
  • Segurança e organização de informações através do prontuário eletrônico;
  • Diminuição das filas e tempo de espera;
  • Evitar idas desnecessárias ao Pronto Atendimento.

Além disso, o Pronto Atendimento Digital democratiza a medicina de qualidade para pessoas em todos os lugares, quebrando a barreira da geolocalização. Assim, não importa onde esteja, qualquer um pode ser atendido com eficiência.

Quer saber como aderir ao Pronto Atendimento Digital? Entre em contato agora mesmo e fale com um especialista. Nós desenvolvemos tecnologias para otimizar processos e protocolos no pronto atendimento, salvando vidas e ajudando instituições de saúde a economizar tempo e dinheiro. Assim, ampliamos o acesso à saúde com o cuidado certo, no tempo certo e em qualquer lugar.

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