Vantagens do prontuário eletrônico para a jornada do paciente no pronto atendimento

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma tecnologia que permite a digitalização dos dados clínicos e informações gerais de pacientes que dão entrada no pronto atendimento. Com ele, a instituição de saúde pode comunicar informações necessárias sobre o paciente a todos os envolvidos no processo de atendimento. Assim, imaginando que uma mesma pessoa precise se consultar com diferentes especialistas, todas as informações sobre seu histórico médico estarão disponíveis. Esta é apenas uma das vantagens do prontuário eletrônico para o pronto atendimento, mas a seguir você conhecerá todas elas!

Por que usar o prontuário eletrônico no pronto atendimento?

O principal objetivo do prontuário eletrônico é otimizar os atendimentos, com acesso mais rápido ao histórico de saúde do paciente. Com isso, podemos melhorar a jornada do paciente no pronto atendimento e reduzir índices de reclamação que são comuns neste ambiente.

Além disso, a digitalização do prontuário médico traz um aspecto de modernidade para a instituição de saúde, mostrando que ela acompanha as inovações do segmento.

Principais vantagens do prontuário eletrônico no pronto atendimento

Além dos pontos vistos antes, outros fatores positivos em relação ao prontuário eletrônico também se destacam, como:

Segurança dos dados

O prontuário eletrônico é uma forma confiável de armazenar e comunicar os dados do paciente, podendo mantê-los seguros por muito tempo contra acidentes e fraudes. Mas não apenas isso, com esta tecnologia, não existe o risco da perda de informações, já que elas ficam salvas na nuvem.

Eliminação de erros

Erros no atendimento que aconteciam pela dificuldade de entender as prescrições, seja por conta de letras ilegíveis ou mesmo erros de transcrição, não acontecem mais. Com as informações digitalizadas, qualquer profissional compreende as determinações do prontuário médico.

Integração

O prontuário eletrônico tem a vantagem de se integrar ao sistema de gestão do pronto atendimento que facilita alguns processos, como a classificação de risco. Dessa forma, a triagem que acontece quando o paciente chega até o centro médico pode ser mais ágil, sem a necessidade de longos preenchimentos de formulários.

Agilidade no atendimento

Soma-se ao ponto anterior o fato de que o prontuário eletrônico consegue agilizar o atendimento, reduzindo o tempo de espera e as filas no pronto atendimento. Assim, diminuímos os índices de reclamação que podem ser altos nesta etapa da jornada do paciente.

Produtividade

Tendo as informações completas à mão, os médicos e outros profissionais de saúde podem ter uma atuação mais eficiente, com menor chance de erros na tomada de decisão. Além disso, enfermeiros e outras pessoas envolvidas no processo de atendimento ganham produtividade em suas rotinas de atividades.

Redução de custos

Digitalizar informações significa investir em tecnologia para empregar o recurso no pronto atendimento, mas uma série de fatores leva à redução de custos. O primeiro é que elimina-se o uso do papel, que se torna um recurso dispensável.

Outro aspecto é que sem montanhas de arquivos impressos, não há necessidade de uma estrutura física para armazenar as informações, assim, pode-se utilizar o espaço físico para finalidades que sejam mais estratégicas.

Por fim, o aumento da produtividade nos processos de atendimento gera satisfação dos pacientes e atrai novas pessoas para seu pronto atendimento. Afinal, não há nada melhor do que uma propaganda feita por quem é usuário.

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