O pronto atendimento digital na área da saúde ganhou destaque, sobretudo por conta da pandemia da COVID-19, quando as consultas presenciais tornaram-se menos acessíveis devido a medidas de distanciamento social. No entanto, mesmo fora de situações de emergência, a tecnologia digital é importante para melhorar o acesso à saúde, bem como para auxiliar no acompanhamento de pacientes crônicos e na promoção de uma abordagem mais conveniente e eficiente para o cuidado médico. Então, hoje falaremos sobre como o pronto atendimento digital ajuda a modernizar a jornada dos pacientes.
Entenda o pronto atendimento digital
O pronto atendimento digital é um serviço que conecta pacientes a uma equipe médica através de chamadas de vídeo. O atendimento ocorre da mesma forma que o presencial, mas sem a necessidade da ida até um órgão de saúde.
Além disso, algumas plataformas de pronto atendimento digital, como a desenvolvida pela ToLife, integram uma série de recursos que otimizam a operação, como os módulos de auto triagem, teleconsulta enfermagem, teleconsulta médica e pós atendimento. Com isso, evita a ida desnecessária do paciente ao pronto atendimento físico de um hospital ou unidade de saúde.
Como funciona na prática?
Utilizando uma plataforma dedicada, o médico recebe o paciente em um ambiente virtual no qual pode realizar uma série de ações como se estivesse em um atendimento presencial. Por exemplo, é possível solicitar exames, enviar receitas médicas e até mesmo emitir atestados.
As ferramentas contam com recursos como:
- Módulo de mensagens que facilita a interação com os pacientes;
- Prontuário eletrônico de fácil preenchimento;
- Inteligência Artificial que agiliza o procedimento de triagem;
- muito mais.
No pronto atendimento digital, os pacientes passam por um processo de triagem remota que estabelece como deverá ser o seu atendimento. De acordo com a gravidade, a solução pode ser o encaminhamento para uma unidade física de pronto atendimento ou a sequência da consulta de modo online. Nos casos em que não há necessidade de atendimento presencial, a consulta online pode seguir normalmente e o paciente consegue enviar imagens e documentos para explicar melhor a sua condição de saúde.
Um levantamento da ToLife mostra que, em média, 70% das pessoas que vão ao pronto atendimento são de baixo risco e poderiam ser atendidas em outros canais. Ou seja, o pronto atendimento digital evita idas desnecessárias à unidade de saúde, melhorando a experiência do paciente e reduzindo a superlotação das instituições.
Benefícios do pronto atendimento digital para os pacientes
Integrar este tipo de serviço à sua rede de saúde produz uma série de benefícios e vantagens, tanto para as instituições quanto para os seus pacientes. Os pontos mais positivos para os pacientes são:
- Mais conveniência e melhor experiência de atendimento;
- Menos idas desnecessárias ao pronto atendimento;
- Maior acesso ao cuidado;
- Menores filas;
- Menos tempo na unidade de saúde.
Além disso, o pronto atendimento digital democratiza a medicina de qualidade para pessoas em todos os lugares, quebrando a barreira da geolocalização. Portanto, não importa onde esteja, qualquer um pode ser atendido com eficiência pelo especialista mais indicado no momento.
Benefícios do pronto atendimento digital para as instituições de saúde
Assim como os pacientes, as unidades de saúde também se beneficiam do pronto atendimento digital, sendo que as vantagens oferecidas a um influenciam diretamente o outro. Por exemplo, menos idas desnecessárias ao pronto atendimento faz com que haja menos pessoas esperando para serem atendidas presencialmente, reduzindo a superlotação. Além disso, geram impactos como:
- Menos reclamações;
- Mais eficiência no atendimento;
- Menos erros clínicos;
- Otimização de recursos e redução de custos da rede.
Outro ponto positivo é que com o pronto atendimento digital é possível ampliar a atuação da instituição, integrando novas especialidades médicas. Dessa forma, a clínica ou hospital pode realizar ainda mais atendimentos, aumentando a lucratividade sem perder a eficiência.
Depois de entender tudo sobre o pronto atendimento digital, que tal ver como implementar o recurso na sua unidade de saúde pode ser uma escolha inteligente?
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