Dia Mundial da Saúde: história, importância e porque celebrar

dia-mundial-da-saude

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril e a data é a mesma da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o planeta, ocorrem importantes campanhas neste dia, para conscientizar a população sobre práticas saudáveis e os cuidados necessários para que doenças que afetam milhões de pessoas anualmente sejam evitadas. 

No Brasil, ainda há outra data importante para relembrar a população sobre os diversos aspectos importantes de preservar a saúde, e este dia é comemorado em 05 de agosto: o Dia Nacional da Saúde. 

Mas é  preciso considerar que saúde não é só a física, preocupando-se com problemas cardiovasculares, diabetes, entre outros. A saúde impacta também as condições sociais de cada indivíduo, como a desnutrição, ou o seu oposto, a obesidade, acesso à água potável, condições ambientais, saneamento básico etc. 

Sendo assim, devemos focar também na saúde mental, ou seja, doenças da mente que levam a milhões de mortes todos os anos em todo o globo e que necessitam de uma atenção especial.

Dia Mundial da Saúde: o que saber?

Como vimos, o Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril por ser a mesma data da fundação da Organização Mundial da Saúde, no ano de 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial e a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição da qual a OMS faz parte. 

O objetivo principal da Organização é conscientizar as pessoas em relação às doenças e ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis. Ainda, discutir anualmente, por meio de diversas campanhas, sobre as doenças que mais vitimam pessoas em todo o mundo, alertando sobre os principais sintomas e riscos destas doenças.

Por fim, levar informação, mostrando como cada indivíduo pode se prevenir e levar uma vida mais saudável. 

Todos os anos, as campanhas de conscientização são alteradas, mas sempre abordando os principais temas que afetam o mundo. No ano de 2015, por exemplo, foi realizada a campanha “Segurança Alimentar, do campo à mesa”, que teve como principal objetivo conscientizar toda a sociedade sobre as necessidades alimentares das pessoas, a segurança alimentar e a necessidade de ter disponível alimento na quantia correta, todos os dias e nos grupos alimentares exatos para uma vida saudável.

Esse tema é tão importante e alarmante que os números mostram que em abril de 2021, somente no Brasil, existiam 116 milhões e 800 mil pessoas com insegurança alimentar e, destas, 43,4 milhões de pessoas não tinham alimento suficiente para viver e outras 19 milhões de pessoas passavam fome. 

Os dados são da Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. Em 2014, a ONU e a OMS tiraram o Brasil do mapa da fome, mas em pouco mais de seis anos, estes números alarmantes voltaram a atingir o país. 

Outros temas já abordados pela campanha nos últimos anos foram a Depressão, em 2019, doença que mata mais de 800 mil pessoas no mundo todos os anos, Diabetes, em 2016, doença crônica que atinge milhões de pessoas no mundo e ocorre, principalmente, em países onde o nível de desenvolvimento humano é menor.

Além disso, envelhecimento saudável também foi tema em 2012. Em 2013, foi a vez da hipertensão. Em 2018, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi Saúde para todas e todos. Já em 2019, a campanha foi sobre a cobertura universal da saúde. 

Estes são só alguns exemplos importantes dos temas escolhidos nos últimos 10 anos e isso ressalta a importância das campanhas realizadas e da comemoração do Dia Mundial da Saúde.

2022: Nosso planeta, nossa saúde

nossa-saude-nosso-planeta

Em 2022, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial da Saúde foi: Nosso planeta, nossa saúde. Os temas não são escolhidos ao acaso, já que pretendem conscientizar as pessoas de todo o planeta a seguirem algumas medidas que as ajudarão no futuro a terem hábitos mais saudáveis. 

Além disso, com campanhas como a deste ano, a OMS procura conscientizar governos mundo afora para realizarem políticas voltadas para o bem de seus cidadãos. 

O tema deste ano faz referências a um planeta contaminado, mesmo antes da pandemia, e repleto de doenças que ceifam a vida de milhões de pessoas. 

Ainda, com a escolha do tema “Nosso planeta, nossa saúde”, a OMS e seus associados procuram apresentar uma solução que coloque a sustentabilidade ambiental e a saúde das pessoas em primeiro lugar, além de fomentar a criação de uma sociedade baseada no bem-estar coletivo

Os grandes avanços tecnológicos fizeram com que a saúde nas Américas apresentasse um desenvolvimento, evitando que vidas humanas fossem perdidas por doenças que já têm cura. Entretanto, fatores de risco ambientais, conhecidos e evitáveis, fazem milhões de vítimas de maneira prematura. 

Nesse sentido, problemas como a contaminação do ar, da água, do solo e saneamento básico inadequado são fatores que podem e devem ser evitados. 

“Nosso planeta, nossa saúde” é um lembrete de que grande parte dos problemas enfrentados pelas pessoas vai muito além de doenças ligadas à saúde. A campanha visa lembrar que condições básicas de saúde, da divisão igualitária de recursos e de oportunidades para todas e todos é essencial para a manutenção da vida e da saúde. Por isso, este é o tema deste ano. 

Confira a programação completa no site da Organização Mundial da Saúde.

Mas afinal, o que é saúde?

A Organização Mundial da Saúde define saúde da seguinte maneira: 

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Essa memorável frase da OMS mostra que a saúde está longe de ser apenas a física e demonstrar algum tipo de sintoma ou doença, e sim estar bem consigo mesmo, com a mente sã e com a alimentação em dia, sem problemas de falta de desabastecimento de mantimentos, com água potável e recursos para conseguir levar a vida de uma maneira mais fácil e sem grandes pressões ocasionadas por motivos externos

Muitos pesquisadores, médicos e cientistas discordam da visão da OMS e consideram que uma pessoa é considerada saudável se ela não apresenta doenças. Mas essas afirmações podem ser facilmente refutadas, pois é uma visão eurocêntrica, de países desenvolvidos, como a parte ocidental do hemisfério norte. 

É difícil imaginar que uma pessoa seja saudável vivendo com problemas básicos de saneamento, com instabilidade alimentar e sem saber como alimentará seus filhos e a si próprio. 

Independente da visão de cada pessoa, acredita-se que a saúde é somente a ausência de doenças e de quadros clínicos graves ou se representa pelo completo bem-estar. No Brasil, saúde é garantida pela Constituição Federal e garante que todos os cidadãos brasileiros tenham direito ao acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao lazer, à recuperação em caso de traumas ou de doenças e a alimentação:

“A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício […] os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”

Logo, garantir que todos os cidadãos tenham direito à saúde, não é apenas investir em grandes hospitais, centro de recuperação, de fisioterapia. É também investir em educação, alimentação de qualidade para todos os brasileiros, saneamento básico, itens de higiene, segurança e, principalmente, garantir que a qualidade de vida esteja nos mínimos padrões aceitáveis para que a vida se torne mais simples e viável. 

Como se manter saudável?

como-ser-mais-saudavel

  1. Tente manter minimamente a sua alimentação saudável, escolha alimentos não gordurosos, coma muitas frutas e legumes, ingira 2 litros de água por dia;
  2. Tente realizar 30 minutos de atividades físicas todos os dias, uma caminhada no próprio bairro já conta;
  3. Tente evitar a utilização de drogas ilícitas, cigarro e álcool em excesso;
  4. Tente participar de atividades culturais e tenha um hobby do seu interesse, mantenha a mente saudável com atividades prazerosas;
  5. Tente manter um bom relacionamento com as pessoas que te cercam, evite brigas desnecessárias, não guarde ódio ou rancor. 

Para mais conteúdos sobre saúde e tecnologia, acesse o nosso blog.

 

 

 

Compartilhe esse Post