Por que investir em um software para gestão de pronto atendimento?

Foto de um homem mexendo em um software para gestão de pronto atendimento

Uma gestão eficiente do pronto atendimento hospitalar é muito importante e por isso a tecnologia tem sido aplicada neste segmento, gerando resultados muito satisfatórios. Um sistema para gestão de pronto atendimento é capaz de otimizar as rotinas dentro da instituição de saúde, organizando toda a jornada do paciente e reduzindo filas e erros.

Então, neste artigo, explicaremos algumas vantagens de uma ferramenta para gestão de pronto atendimento e apresentaremos um software especializado no assunto.

O que é um software para gestão de pronto atendimento?

O software para gestão de pronto atendimento é uma ferramenta que auxilia na execução e análise de processos que fazem parte da rotina de clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Sobretudo aquelas que realizam o atendimento emergencial.

Não é segredo que o dia em um pronto atendimento é cheio de desafios e parte deles está ligado ao gerenciamento do fluxo de pacientes. Ou seja, a falta de um processo eficiente traz efeitos negativos na satisfação dos pacientes, gerando muita dor de cabeça e reclamação. Quem mais sofre com isso são os profissionais envolvidos diretamente no atendimento.

Portanto, é preciso otimizar este fluxo pensando em cada detalhe da rotina, desde a organização do processo de entrada dos pacientes, com a classificação de risco, comunicação das informações entre os diferentes envolvidos no atendimento – da triagem ao atendimento com o médico responsável. É justamente nisso que o software para gestão de pronto atendimento atua.

Vantagens do software para gestão de pronto atendimento

Agora que já entendemos o que é um software de gestão, vamos ver as vantagens de usá-lo?

Filas menores

Otimizar o fluxo de pacientes ajuda a reduzir as taxas de ocupação e, consequentemente, as filas e a espera. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, divulgados pelo Correio Braziliense, 1 em cada 4 brasileiros não consegue atendimento na primeira tentativa, seja na rede pública ou particular de saúde.

Isso se dá a vários motivos, mas uma das maiores dores destes pacientes é justamente a superlotação que gera longas filas e dificultam o atendimento. O uso do software aliado a uma boa gestão de pronto atendimento ajuda a diminuir estes índices.

Menos erros no dia a dia

O atendimento em instituições de saúde precisa ser muito cauteloso, porque qualquer erro pode prejudicar a saúde de uma pessoa. Além disso, falhas nos processos tendem a elevar o estresse, criando um ambiente caótico no pronto atendimento.

Usar a tecnologia para organizar o fluxo e a jornada do paciente ajuda a diminuir possíveis erros, seja na priorização de um paciente, na má comunicação de informações acerca dele e outras falhas que podem acontecer em locais cujos processos são manuais.

Mais agilidade no atendimento

Com uma ferramenta para ajudar na gestão do pronto atendimento, é possível antecipar-se a problemas e enxergar pontos de melhoria nos processos. Além disso, podemos integrar soluções que agilizam o atendimento, como a Classificação de Risco, por exemplo.

Outro fator que impacta na agilidade é o fato de que com um sistema de gestão, a instituições pode centralizar informações, garantindo o rápido acesso a todos os envolvidos na jornada do paciente. Assim, fica fácil encontrar os dados e o histórico de atendimento de uma pessoa.

Qual software para gestão de pronto atendimento usar?

A ToLife atua no mercado da tecnologia para saúde há mais de 11 anos e desenvolveu um sistema perfeito para ser o seu aliado. O Célerus é o primeiro sistema especializado na gestão do pronto atendimento que identifica os principais gargalos da gestão de pronto atendimento e promove todos os benefícios que citamos acima, além de outros como:

  • Redução do uso de papéis por conta da digitalização das informações;
  • Maior segurança e proteção de dados que ficam armazenados em nuvem;
  • Aumento da satisfação dos pacientes e acompanhantes; 
  • muito mais

É uma solução completa e totalmente integrada, contemplando desde a retirada de senha até o desfecho assistencial. De fácil implementação, você moderniza seu pronto atendimento e garante uma atuação eficiente, mesmo em períodos de alta demanda.

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