Gere relatórios e melhore a gestão do seu pronto atendimento com as soluções ToLife

Realizar a gestão de uma unidade de saúde com eficiência requer a análise da rotina e dos processos que a compõe. No caso de um Pronto Atendimento (PA), o gestor deve estar atento a uma série de atividades do dia a dia e precisa metrificar cada uma delas. Nesse sentido, os relatórios de gestão são uma ferramenta indispensável para o pronto atendimento.

Então, nesse artigo, vamos explicar os motivos pelos quais os relatórios são importantes e apresentar alguns modelos que a solução da ToLife para gestão de pronto atendimento oferece.

Por que os relatórios são importantes para a gestão do pronto atendimento?

Normalmente, os objetivos de quem lidera uma unidade de saúde passam por otimizar a jornada do paciente para que se tenha um bom atendimento, gerando satisfação dos pacientes, além de permitir que mais atendimentos possam acontecer. Justamente por isso é que eles não podem abrir mão de recursos que lhes tragam uma visão objetiva desses processos. 

Os relatórios podem conter diversos dados referentes à rotina de uma unidade de saúde, como a quantidade de pacientes atendidos, períodos de maior movimento, motivos e sintomas recorrentes e outros. 

Também é possível gerar análises voltadas à otimização de custos da unidade, como controle de estoque de medicamentos, por exemplo. 

Todas essas informações oferecem ao gestor insumos para tomadas de decisão mais assertivas. Além disso, facilita que encontremos os gargalos da operação e os pontos de melhoria. Portanto, uma gestão eficiente de pronto atendimento necessita de relatórios de qualidade.

Quais relatórios meu pronto atendimento precisa acompanhar?

Cada instituição de saúde tem suas particularidades, mas em linhas gerais, todas precisam de informações detalhadas sobre o fluxo de pacientes. Afinal, isso possibilitará que possamos atuar para garantir a qualidade de toda a operação. Então, abaixo listamos alguns tipos de relatórios que a solução da ToLife para gestão de pronto atendimento pode gerar e que são indispensáveis.

Relatório de temporização do fluxo de pacientes

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores de pronto atendimento é com o tempo em que uma pessoa passa na unidade de saúde. Sabemos que uma das maiores causas de reclamações da área da saúde é com relação à espera do atendimento. O medo de enfrentar uma longa fila, por vezes, afasta o paciente do centro de cuidado, colocando sua própria vida em risco.

Por isso, relatórios que trabalhem com a temporização são fundamentais para determinar, entre outras coisas, quanto tempo um paciente leva para ser atendido em cada fase da jornada: da triagem até a consulta. 

Outra ação importante que essa visão proporciona é com relação à disponibilidade da equipe assistencial. Com relatórios dessa natureza podemos descobrir os horários de pico da unidade e direcionar os esforços de atendimento para esses momentos. Com isso, evitamos a falta de funcionários e a sobrecarga de trabalho, além de tumultos, filas e insatisfação do paciente.

Relatório de gestão de estoque

Um dos recursos mais sensíveis das unidades de saúde são os medicamentos e por isso eles precisam de muita atenção. Imagine se um dia faltar um medicamento ou recurso fundamental para o tratamento de um paciente classificado no nível mais urgente pelo Protocolo de Manchester?

Os relatórios de gestão de estoque podem apontar a quantidade de itens disponíveis e também mostrar quais são os mais utilizados. Com isso, podemos otimizar os custos da operação e ainda garantir que um paciente nunca passe pelo transtorno da falta de medicamento. 

Relatório de performance de atendimento

Outro ponto importante da gestão que cabe ao gestor de PA é analisar o desempenho da equipe. Com alguns relatórios de performance podemos investigar como cada fase da operação se comporta a fim de encontrar pontos de melhoria.

Veja, se a triagem apresentar um desempenho abaixo da expectativa, com essas informações podemos atuar prontamente. E isso vale até mesmo para o corpo médico. Com os relatórios temos a possibilidade de avaliar dados como a quantidade de exames pedidos por determinado profissional, o tempo de atendimento e a taxa de retorno dos pacientes.

Mas esses não são os únicos relatórios que as soluções da ToLife oferecem. Na verdade, a tecnologia do sistema de gestão permite que sejam gerados relatórios parametrizados, de acordo com a necessidade do PA. Isso torna a gestão muito mais personalizada e inteligente.

Portanto, se você precisa melhorar a gestão do seu pronto atendimento, entre em contato agora mesmo e conheça as soluções completas da ToLife.

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