Principais aplicações da Inteligência Artificial na saúde

A cada dia que passa, a tecnologia e a ciência avançam em conjunto e revelam ao mundo uma série de recursos para auxiliar nas mais diversas tarefas. A inteligência artificial (IA) é um exemplo dessa evolução e, cada vez mais, ajuda o homem em qualquer situação e em qualquer área de seu interesse. Na área da saúde, a inteligência artificial vem sendo utilizada para facilitar diversos processos, otimizar operações e gerar eficiência nas rotinas, seja obtendo diagnósticos ou apoiando as atividades.

A seguir, você verá as principais aplicações da inteligência artificial na área da saúde e entenderá o impacto dessa tecnologia para o setor.

O que é a inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia programada para simular a inteligência humana e, assim, desenvolver soluções que possuam autonomia para tomar decisões e resolver problemas lógicos.

Essa capacidade de pensar e resolver problemas sem que haja a intervenção humana promove uma série de benefícios nas aplicações, como a otimização de resultados e a redução de falhas no processo. Na área da saúde, sua utilização pode facilitar a obtenção de diagnósticos, por exemplo, baseando a operação da máquina em uma série de dados que levam a um resultado específico. Ou seja, se um paciente apresenta determinados sintomas, a inteligência artificial pode apontar com precisão a causa, facilitando o diagnóstico clínico.

Mas, além desse uso, existem muitas outras frentes nas quais a inteligência artificial vem trabalhando dentro do segmento da saúde.

Aplicações da inteligência artificial na saúde

Agora que entendemos o conceito da IA, veja algumas aplicações da tecnologia na área da saúde.

Software de gestão

A inteligência artificial pode ser utilizada na construção de soluções como softwares de gestão que ajudam a processar os dados da unidade de saúde e fornecem uma série de insights. Com ela, podemos descobrir, por exemplo, os processos que mais demandam esforço da equipe assistencial. Também somos capazes de encontrar pontos de melhoria, erros de rotina e muito mais.

O software para gestão de pronto atendimento desenvolvido pela ToLife, por exemplo, utiliza a IA para otimizar o fluxo e os processos, reduzindo filas na unidade de saúde. É uma solução completa que faz a automação de todo o fluxo do pronto atendimento, inclusive após o atendimento médico.

Prevenção

Com a IA, podemos também identificar e antecipar as necessidades dos pacientes, assim como dos centros de saúde. Para isso, podemos utilizar os dados analisados para criar soluções e definir medidas preventivas específicas. Por exemplo, em uma temporada em que o ar tende a ficar mais seco, os pacientes podem apresentar sintomas comuns que serão analisados e gerarão um mesmo diagnóstico. Utilizando a IA nesses casos, podemos antecipar os quadros e propor um tratamento preventivo aos sintomas, notificando os pacientes sobre boas condutas para evitá-los.

Classificação de risco

classificação de risco é um processo que permite fazer uma avaliação inicial do paciente e, a partir dela, determinar a gravidade e a urgência do seu atendimento. A IA automatiza essa atividade e a torna mais prática, rápida e eficiente, reduzindo erros e a espera pelo atendimento. O sistema para classificação de risco da ToLife atua exatamente desta maneira, e foi criado para auxiliar os enfermeiros no processo de triagem inicial. Ele traz maior precisão, reduz filas, custos e ainda melhora a experiência do paciente.

Tratamentos mais precisos

Quando os dados clínicos são processados pela IA eles se tornaram fonte de pesquisa e referência para casos futuros, o que ajudará a aumentar a precisão da resposta do sistema. Em outras palavras, utilizar a inteligência de dados na medicina ajuda a criar um banco de dados que aumentará a qualidade dos diagnósticos propostos pela máquina. Dessa forma, os médicos e o corpo clínico poderão recomendar tratamentos que sejam mais eficientes para os pacientes, melhorando os cuidados.

Triagem remota

Com o crescimento da telemedicina, cada vez mais pacientes estão buscando o atendimento online, o que diminuiu as barreiras de acesso à saúde e beneficiou milhares de pessoas. Mas, para isso, os sistemas que realizam esse tipo de atendimento precisam contar com a IA para realizar a triagem remota.

Os sistemas usam a inteligência artificial para guiar os enfermeiros no processo, otimizando o encaminhamento do paciente ao profissional certo. Assim, as pessoas recebem o melhor atendimento mesmo sem estarem fisicamente em uma unidade de saúde.

A ToLife passou a oferecer um sistema de pronto atendimento digital que traz essa facilidade para as instituições de saúde que querem expandir seus cuidados. Em um levantamento, descobrimos que, em média, 70% das pessoas que vão ao pronto atendimento são de baixo risco e poderiam receber seu atendimento em outro canal. Se esta é a realidade da sua unidade de saúde, o pronto atendimento digital pode ser uma solução eficiente para o seu negócio.

Então, se você precisar de ajuda para implementar uma solução como esta, entre em contato e fale com um de nossos especialistas. Na ToLife, desenvolvemos tecnologias para otimizar processos e protocolos no pronto atendimento, reduzindo filas e custos com uma melhor experiência do paciente.

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