3 processos que você pode automatizar no seu pronto atendimento

O uso da tecnologia na área da saúde vem crescendo e trazendo benefícios para as unidades de saúde e seus pacientes. Isso porque a tecnologia permite otimizar as rotinas, o que gera mais eficiência e qualidade aos atendimentos. Uma das aplicações que comprovam essa ideia é a automação de processos do pronto atendimento. Por meio dessa prática, podemos agilizar os atendimentos dando vazão ao fluxo de pacientes e, ao mesmo tempo, reduzindo erros e custos operacionais.

Nesse artigo, então, falaremos sobre 3 processos que são muito importantes para as unidades de saúde e, através da automação, podem ser melhorados.

Classificação de risco

classificação de risco é um processo que permite fazer uma avaliação inicial do paciente e, a partir dela, determinar a gravidade e a urgência do seu atendimento. É comum em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde que realizam atendimento emergencial, pois ajuda a ordenar os atendimentos.

Utilizando um sistema de classificação de risco automatizado é possível agilizar o processo de triagem e diminuir o tempo de espera. Com isso, os pacientes que precisam de atendimento emergencial terão um suporte melhor. Ou seja, além de melhorar a experiência do paciente, a automação da classificação de risco ajuda a salvar vidas.

Leia também: 4 erros do pronto atendimento e como a TOLIFE pode ajudar a corrigi-los

Comunicação entre sistemas

Com a expansão da tecnologia para a saúde, existem dezenas de serviços disponíveis, desde totens para atendimento, passando pelos painéis de chamada até sistemas internos para gestão da farmácia e SADT. Então, imagine o que aconteceria com uma unidade de saúde se todos esses recursos não se comunicassem de forma automatizada?

O resultado seria:

Erros: uma rotina agitada, que depende de atividades manuais repetitivas, pode ocasionar erros e falhas nos processos, levando a outros problemas.

Custos elevados: quanto mais tempo se perde com um atendimento, menos pessoas são atendidas. Por isso, a falta de automação acaba elevando os custos e impedindo que a unidade de saúde receba pacientes.

Filas: as filas são um dos maiores motivos de reclamação de pacientes porque não é incomum enfrentar horas de espera em instituições de saúde. Isso pode acontecer justamente pela falta de automação.

Reclamações: um pronto atendimento superlotado, com longas filas, onde os pacientes esperam horas para serem atendidos e ainda erros são cometidos não poderia ter outro resultado que não excesso de reclamações.

Gestão do fluxo de pacientes

Você sabia que pode automatizar todo o fluxo de pacientes no seu pronto atendimento, eliminando erros nos processos internos?

Hoje, existem sistemas para gestão de pronto atendimento, como o Célerus, desenvolvido pela ToLife, que eliminam a possibilidade de erros de processo na comunicação de dados, pois automatizam a troca de informações na unidade de saúde. Dessa forma, a comunicação dos dados do paciente se torna mais ágil, desde a triagem até a consulta médica e pós-atendimento.

O nosso sistema é uma solução completa com automação de todo fluxo do pronto atendimento, que otimiza os processos, reduz filas e melhora a qualidade assistencial. Com ele, sua unidade de saúde poderá reduzir em até 41% o tempo de espera, diminuir em 51% os erros operacionais e em 33% a taxa de evasão de pacientes.

Portanto, se você quiser automatizar os processos do seu pronto atendimento e transformar sua unidade de saúde, entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

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