Conheça os benefícios da automação do fluxo de jornada dos pacientes

Foto de uma profissional de saúde mexendo em um tablet

A gestão do fluxo de pacientes em um pronto atendimento (PA) é uma tarefa muito importante na gestão de saúde, pois tem impacto direto na jornada e na experiência daquela pessoa. Hoje, a tecnologia pode ajudar nessa atividade e fazer com que se tenha maior eficiência nos processos, da triagem ao atendimento. As soluções automatizadas são capazes de agilizar as etapas do atendimento e otimizar a jornada do paciente, contribuindo em diversos aspectos. Neste artigo, listaremos os principais benefícios dessa automação do fluxo de jornada dos pacientes no PA.

Mas, antes, precisamos abordar alguns pontos como a importância de uma boa gestão para o pronto atendimento, bem como os impactos negativos de quando ela não acontece.

Importância de uma boa gestão de pronto atendimento

Dados obtidos pela ToLife mostram que, em média, 70% dos pacientes atendidos em pronto atendimento se encaixam na classificação de risco pouco urgente ou não urgente na escala do Protocolo de Manchester.

Sabendo disso, podemos dizer então que uma boa gestão é capaz de agilizar a maior parte dos atendimentos que acontecem no PA. Além disso, com uma boa gestão de pronto atendimento, temos a chance de identificar casos mais urgentes e tratá-los como prioridade. Com isso, podemos salvar mais vidas ao controlar com eficiência o fluxo de pacientes e ainda evitar reclamações e más avaliações.

Impactos da má gestão do fluxo de pacientes

A rotina do pronto atendimento costuma ser intensa, exigindo muito dos profissionais ali envolvidos, e uma má gestão do fluxo de pacientes acaba impactando a todos. Abaixo, listamos 5 pontos negativos de uma gestão ineficiente:

Superlotação: a má gestão do fluxo de pacientes ocasiona o excesso de pessoas, gerando filas enormes e a insatisfação dos pacientes. Com isso, aumenta a pressão sobre as equipes assistenciais que precisam desempenhar as suas funções com velocidade e precisão.

Erros: uma rotina agitada, que depende de atividades manuais repetitivas, pode ocasionar erros e falhas nos processos, levando a problemas como o retrabalho e, em casos mais graves, até a morte.

Leia mais: 4 erros do pronto atendimento e como a TOLIFE pode ajudar a corrigi-los

Custos elevados: se é necessário refazer as tarefas de uma rotina com frequência, isso acaba gerando custos de mão de obra, uma vez que aquele profissional poderia estar desempenhando uma outra função. Erros geram custos e custos impactam nos negócios.

Filas: as filas são um dos maiores motivos de reclamação de pacientes porque não é incomum enfrentar horas de espera em instituições de saúde. No entanto, isso só acontece por conta da má gestão do fluxo de pacientes.

Reclamações: um PA superlotado, com longas filas, onde os pacientes esperam horas para serem atendidos e ainda erros são cometidos não poderia ter outro resultado que não excesso de reclamações.

Quando buscam atendimento de saúde, as pessoas estão fragilizadas e por isso precisam de maior cuidado e atenção. Uma boa gestão do pronto atendimento é capaz de antecipar os problemas para que os pacientes tenham o melhor cuidado e experiência possível. E, para isso, utilizam a tecnologia.

Como a automação do fluxo de pacientes auxilia na gestão do pronto atendimento?

A tecnologia assumiu um papel de protagonismo na área da saúde nos últimos anos e a pandemia da COVID-19 reforçou a sua importância. De acordo com os dados do relatório State of Digital Health, o investimento global em saúde digital em 2021 atingiu a marca de US$ 57,2 bilhões de dólares. Esses números representam um aumento de 79% em relação ao ano anterior.

Os avanços da tecnologia possibilitaram o surgimento de soluções que ajudaram a melhorar a gestão da saúde, trazendo benefícios, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. A ToLife, por exemplo, desenvolveu uma série de recursos com tecnologia para a área da saúde:

  • Soluções para automação da classificação de risco;
  • Software para gestão do fluxo de pacientes;
  • Totem de senha integrado à plataforma de gestão;
  • Painel personalizado para atendimento;
  • Sistema de admissão e triagem de pacientes;
  • e mais.

Com essas soluções, buscamos garantir que as pessoas recebam o atendimento que precisam e as instituições tenham mais eficiência e qualidade na sua operação, pois sabemos que uma boa gestão está atrelada à jornada do paciente.

Sendo assim, implementar a tecnologia de automação do fluxo de pacientes pode trazer diversos benefícios para as instituições e para cada pessoa que recebe atendimento nos pronto atendimentos. Entre eles:

Diminuição do tempo de espera para atendimento

Como vimos antes, a superlotação é um dos maiores inimigos do pronto atendimento e, como consequência, traz impactos muito negativos para os indicadores hospitalares. O controle dos atendimentos, com a classificação de risco sendo feita de forma automática e sem erros, fará com que a estadia do paciente no PA seja mais ágil. Dessa forma, reduzimos as filas e o tempo de espera e aumentamos a satisfação.

Melhoria do atendimento

Com o tempo de espera reduzido, menos superlotação e mais tempo para a equipe de saúde se dedicar, toda atenção e cuidado vão para o paciente. Isso reflete na confiança do paciente com a instituição e, consequentemente, na construção de uma imagem positiva perante o público.

Menos erros e mais produtividade

Com um processo mais estruturado, reduzimos os erros e tornamos a rotina de trabalho dos profissionais de saúde mais fluida. Além disso, diminuímos a pressão sobre eles e fazemos com que toda a equipe se torne mais produtiva. Como resultado, melhoramos o atendimento aos pacientes e a satisfação da própria equipe com a qualidade do trabalho.

Redução de custos operacionais e processuais

Reduzindo erros operacionais graves que podem levar a óbitos, por exemplo, diminuímos a possibilidade de processos movidos contra a instituição. Mas, ao tornar a equipe mais produtiva, também reduzimos custos de operação, deixando trabalhos manuais de lado e focando em atividades rentáveis para a empresa.

Viu só porque a automação do fluxo de pacientes do pronto atendimento é importante para uma boa gestão? Se você é um gestor da saúde deve sempre buscar as melhores soluções para otimizar a operação e garantir a eficiência nos processos.

Então, se você estiver buscando ferramentas que ajudem o seu pronto atendimento a evoluir, entre em contato agora e conheça nossas soluções.  

 

Compartilhe esse Post