Como humanizar o atendimento no meu hospital?

O atendimento é um elemento que demanda o cuidado das empresas, pois ele impacta diretamente na experiência do consumidor. Na área da saúde isso não é diferente. Quando procuram assistência médica, os pacientes se encontram em um estado de fragilidade e por isso demandam ainda mais sensibilidade. É nesse momento que a habilidade de acolher o próximo e o lado humano da equipe assistencial deve se fazer presente. Sabendo disso, separamos algumas dicas que vão ajudar os gestores de saúde a humanizar o atendimento no hospital.

Individualize o tratamento

Por mais que os quadros clínicos possam ser similares, pacientes requerem cuidados específicos baseados em suas vivências e histórico de saúde. Hoje, infelizmente, uma ideia pejorativa que está no senso coletivo quando se fala em atendimento público de saúde é que os diagnósticos nessas unidades de saúde são sempre o mesmo: virose.

Justamente para que isso não ocorra é que precisamos individualizar os tratamentos com base nas necessidades físicas e até emocionais dos pacientes. Dessa forma, mostramos que entendemos as particularidades de cada pessoa e criamos uma relação de confiança.

Priorize a comunicação com os pacientes

Humanizar o atendimento é escutar atentamente os pacientes, colocando-se no lugar deles para compreender suas questões. Nesse sentido, precisamos adotar uma comunicação franca, que possibilite o diálogo e promova um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para compartilhar suas dúvidas e opiniões durante as consultas e tratamentos.

Também é muito importante que a comunicação seja a mais clara possível, ou seja, devemos instruir a equipe a traduzir os termos técnicos para que os pacientes possam entender o que é dito.

Acolha e tenha empatia para humanizar o atendimento

Como dito antes, quando uma pessoa procura uma unidade de saúde está em um momento de fragilidade e por isso ela precisa se sentir acolhida e bem tratada. Este acolhimento começa já nos primeiros contatos, chamando sempre a pessoa pelo nome e ouvindo tudo que ela tem a dizer.

Também é importante ser transparente e explicar todas as etapas do atendimento. Muitas vezes, a jornada do paciente será longa e é fundamental que essa pessoa saiba que o seu atendimento pode levar algum tempo.

Outros recursos que também podem ajudar a melhorar a experiência do paciente, fazendo com que ela se sinta acolhida, é oferecer um ambiente agradável na espera. Assentos confortáveis, acesso à internet, televisão, revistas e bebidas são alguns dos elementos que trazem conforto.

Qualifique a equipe assistencial

Se hoje a sua instituição de saúde tem um atendimento que precisa de melhorias, então será necessário qualificar a equipe assistencial para atender os pontos anteriores. Devemos nos certificar de que a equipe de trabalho tenha as qualificações necessárias para um atendimento humanizado e para isso podemos investir em treinamentos com o intuito de alinhar as boas práticas a serem adotadas.

Use a tecnologia para humanizar o atendimento

A tecnologia pode ajudar clínicas, hospitais e demais instituições de saúde a monitorar seus processos a fim de encontrar pontos de melhoria. E um dos pontos que podem ser melhorados é justamente o atendimento.

Existem, por exemplo, softwares que realizam a gestão do fluxo de pacientes e geram relatórios sobre diversos pontos do atendimento. Com isso, podemos observar a fase da jornada que tem gerado maiores reclamações por parte dos pacientes e agir de acordo com os dados. Além disso, com a tecnologia podemos automatizar o fluxo, diminuindo as filas e a espera, pontos muito importantes para a experiência do paciente.

Ainda é possível transmitir os dados pessoais e clínicos através do sistema para toda a equipe assistencial, assim todas as pessoas envolvidas no atendimento terão conhecimento sobre o caso e saberão como tratar o paciente da melhor maneira.

Enfim, saber como estabelecer uma relação de confiança entre profissionais e pacientes é algo fundamental para humanizar o atendimento. Instituições de saúde precisam estar aptas a oferecer assistência sem abrir mão da empatia e acolhimento. Nesse sentido, a ToLife desenvolve tecnologias que ajudam a otimizar as rotinas e contribuem para um ambiente onde o cuidado é a prioridade. Entre em contato e conheça nossas soluções!

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