Como implementar a triagem virtual no pronto atendimento?

15/04/2023

Triagem virtual é um termo usado para se referir à tecnologia utilizada para auxiliar o atendimento na área da saúde. Por meio da triagem virtual, aceleramos o processo de admissão ao realizar o ordenamento de pacientes – usando a classificação de risco – conforme a gravidade do quadro clínico, ainda que à distância. Assim, podemos otimizar os cuidados e prestar um melhor suporte emergencial.

Essa solução cresceu nos últimos anos em meio à pandemia da COVID-19 e por conta da mudança de comportamento dos pacientes. Com o risco de contaminação pelo coronavírus, foi necessário encontrar alternativas para realizar um primeiro atendimento sem o contato direto com as pessoas. Dessa forma, a triagem virtual surge como uma tecnologia de organização e suporte, criada para facilitar a rotina no pronto atendimento (PA) e melhorar o cuidado dos pacientes.

De quebra, ela ainda ajuda a combater um dos maiores desafios das instituições de saúde: as filas. Isso porque, com a solução, podemos diminuir o tempo de espera e otimizar toda a jornada do paciente, pois o sistema permite o cadastro de informações e marcadores clínicos que ficarão à disposição da equipe médica, agilizando todo o atendimento.

Além disso, com a tecnologia, podemos evitar que pacientes que não estejam em situação de emergência vão até o local, algo que acontece com 80% das pessoas que procuram o pronto atendimento.

Como usar a triagem virtual no pronto atendimento?

A triagem virtual é uma solução que faz parte do pool da telemedicina, que vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, aconteceram mais de 7,5 milhões de consultas online entre 2020 e 2021, provando que o uso da tecnologia na área da saúde é uma realidade consolidada.

Para utilizar a triagem virtual, as instituições de saúde podem adotar o Pronto Atendimento Digital da ToLife. Nós desenvolvemos tecnologias para a área da saúde com a intenção de otimizar processos e protocolos no pronto atendimento, salvando vidas e ajudando instituições a economizarem tempo e dinheiro.

Lançamos a plataforma de telemedicina para atenção primária digital onde realizamos a triagem virtual pela web ou aplicativo e assim agilizamos a verificação do cadastro e realizamos a pré-anamnese. Com isso, reduzimos o tempo de atendimento do paciente. Além disso, a solução ainda conta com recursos como:

  • Prontuário eletrônico;
  • Plataforma de mensagens para interação com pacientes;
  • Plataforma de telemedicina para realização de teleconsultas, prescrição digital e emissão de atestados.

Dessa forma, esperamos reduzir custos e o tempo do atendimento para melhorar a experiência do paciente e a imagem da instituição, atraindo novos usuários. Já impactamos mais de 100 milhões de vidas ampliando o acesso à saúde com o cuidado certo, no tempo certo e em qualquer lugar.

Então, se você pensa em implementar a triagem virtual no seu pronto atendimento, entre em contato. Conheça nossas soluções e transforme a sua empresa.

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