Benefícios da integração de sistemas na gestão do pronto atendimento

Ilustração de um profissional de saúde segurando um tablet com ícones de serviços sobre a tela

A gestão de saúde eficiente é capaz de produzir uma série de pontos positivos para as instituições, para os profissionais envolvidos e também para os pacientes. Hoje, um hospital, clínica ou pronto atendimento, é composto de processos e etapas que se inicia na admissão e vão até o pós-atendimento. Contudo, observa-se que, para que esse fluxo seja confiável, é necessário atribuir ferramentas na gestão. Por isso, as empresas começaram a utilizar uma série de recursos como totens de admissão, paineis de chamada, sistemas para classificação de risco e muitos outros.

No entanto, esse aumento de dispositivos, ao mesmo tempo que contribui para a redução de erros processuais e tarefas manuais, também pode causar conflitos na troca de informações. É preciso, portanto, encontrar uma maneira de comunicar todas esses dados de maneira confiável para que se tenha uma gestão mais eficiente. É justamente para isso que se deve fazer a integração entre os sistemas do pronto atendimento.

Quais são as principais ferramentas para pronto atendimento?

A tecnologia na área da saúde já deixou de ser uma tendência há muito tempo e agora é uma realidade. Segundo o relatório State of Digital Health, o investimento global em saúde digital bateu recorde em 2021, atingindo US$ 57,2 bilhões de dólares. Isso é 79% mais do que no ano anterior. Abaixo, listamos os principais recursos para uma rotina eficiente no pronto atendimento:

Totem de admissão

Os totens são ferramentas muito práticas para o início da jornada do paciente no pronto atendimento, pois facilita o processo de acolhimento, permitindo um cadastramento ágil a partir de informações como o nome do paciente, seu CPF, número de matrícula do plano de saúde ou até do cartão do SUS.

Classificação de Risco

A classificação de risco é um dos processos mais importantes no pronto atendimento, porque é com ele que se realiza a ordenação dos pacientes. Hoje, existem sistemas que otimizam esse processo de triagem, agilizando o atendimento e evitando erros de classificação. Eles podem, inclusive, utilizar diferentes tipos de Protocolos, sendo o de Manchester o mais usual.

Painel de chamada

O painel de chamada é um recurso que facilita a rotina da equipe assistencial uma vez que torna a visualização das chamadas muito mais clara. Além disso, permite que se organize o fluxo dos pacientes através de chamadas por voz, de acordo com a jornada estabelecida ou configurada para a unidade de saúde.

Prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos são modelos padronizados e digitalizados em que os profissionais podem acrescentar dados clínicos, de saúde e administrativos do paciente. Seu principal objetivo é otimizar os atendimentos, com acesso mais rápido ao histórico de saúde.

Software para gestão do fluxo de pacientes

Fazer a gestão de todo fluxo dos pacientes é essencial para oferecer a eles a melhor experiência com o pronto atendimento. Com softwares de gestão podemos observar indicadores importantes como a quantidade de atendimentos realizados, quadros clínicos mais comuns, horários de pico, exames mais solicitados e profissionais mais requisitados, por exemplo.

Integração dos sistemas ajuda a otimizar a rotina no pronto atendimento

Agora, imagine que cada uma das ferramentas listadas pode funcionar de forma autônoma, sem que elas se comuniquem. Isso seria um grande problema, não é mesmo?

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça e o pronto atendimento se torne um verdadeiro caos, é necessário integrar os recursos fazendo com que cada processo se ligue a um sistema de gestão unificado. É exatamente isso que o Sistema de Gestão de Pronto Atendimento da ToLife oferece. A plataforma permite que seja feita a integração entre todos os sistemas utilizados no pronto atendimento, seja eles desenvolvidos pela ToLife ou não, e assim garante a transparência dos dados.

Além disso, com ele podemos automatizar toda a jornada do paciente, incluindo as etapas pós atendimento médico, como observação e SADT, e ter essas informações em apenas um local, com dados sendo armazenados em nuvem. Com isso, promovemos o bem-estar dos pacientes, reduzindo o estresse da rotina e aumentando a produtividade do pronto atendimento.

Viu só como é importante a integração dos sistemas e processos para uma boa gestão do pronto atendimento? Caso você queira conhecer mais sobre as nossas soluções, entender como funcionam as integrações ou tirar qualquer dúvida, entre em contato

Desenvolvemos tecnologias para otimizar processos e protocolos no pronto atendimento, reduzindo filas e custos com uma melhor experiência do paciente. Assim, ampliamos o acesso à saúde com o cuidado certo, no tempo certo e em qualquer lugar!

Compartilhe esse Post